1. Tem um imóvel e quer vendê-lo?

Hora de anunciá-lo! A Proprietário Direto é a primeira rede social do Brasil para unir compradores e vendedores de todo o Brasil.

2. Opa! Comprador interessado.

Vamos às negociações: preço, forma de pagamento, parcelas, valor do sinal... Uma vez que tudo estiver definido e de acordo, inicia-se o processo da venda. Você precisará mostrar para o comprador que o imóvel está sem dívidas e regularizado. Para tanto, providencie a certidão de matrícula atualizada do imóvel junto ao cartório de registro do seu imóvel.

3. Assinar compromisso de compra e venda.

Estando tudo ok com a certidão é preciso que as partes assinem um compromisso de compra e venda de imóvel onde vendedor e comprador se comprometem com o negócio. Neste documento estará especificado valor da compra, do sinal, número de parcelas, prazo para desocupação, enfim: tudo o que foi negociado entre ambas as partes. Para que neste ponto não existam falhas, a dica é pedir para um advogado elaborar o contrato.

4. Compromisso de compra e venda assinado?

Comprador paga o sinal combinado e então, caminho livre para que o vendedor providencie agora uma série de documentos (a lista completa está lá embaixo) para provar que seu imóvel está regularizado e prontinho pra ser de outro dono. Como a papelada é técnica, a dica é pedir para um advogado analisar tudo isso. Este é o único profissional gabaritado para fazer este serviço. O comprador também tem que fornecer alguns documentos, dá uma lida lá embaixo.

5. Comprador deu sinal verde.

já comprovou que não há nenhuma irregularidade com o imóvel ou com o vendedor. Ótimo: Momento de transferir o imóvel para o nome do novo comprador e receber o valor restante estipulado. Comprador e vendedor devem ir ao Cartório de Notas fazer a escritura e, depois, ao Cartório de Registro de Imóveis para efetuar o registro da compra e venda na matrícula do imóvel. Pronto! Negócio fechado.

Consulte sempre um advogado para compra, venda ou aluguel de imóvel. Entre em contato conosco e recomendaremos um escritório de advocacia especializado no tema.


Anuncie agora seu imóvel